Sobre este blog

Já faz muito tempo que a escola descobriu o potencial educativo das charges e cartuns na formação de leitores reflexivos e que dominam sua linguagem híbrida (verbal e imagética). Este blog é uma compilação de charges de Ivan Cabral que traz a relação dos temas abordados com os conteúdos presentes nas atividades em sala de aula. Cada charge tem marcadores que a associam a uma das disciplinas escolares.

Sobre o autor


       

Sobre o autor


Ivan Cabral, nasceu em Areia Branca/RN. Publica charges na imprensa do Rio Grande do Norte desde 1983. Foi chargista do Diário de Natal (Diários Associados) durante 21 anos. Publicou no Novo Jornal até 2016. 


Também atuou no Grupehq - Grupo de Pesquisa de História em Quadrinhos, entidade fundada em 1971, responsável pela publicação da revista de quadrinhos Maturi. Ivan é autor do personagem Mosca Zezé e já produziu ilustrações para publicidade e diversos livros. Suas charges têm sido utilizadas em livros didáticos de editoras como FTD, Moderna, Saraiva, Positivo, Escala Educacional, Scipione, Fundação Padre Anchieta, Kroton Educacional, COC, Poliedro, Somos, entre outras.


Ivan já foi premidado em diversos salões de humor no Brasil, entre eles: UnaconDF-1997(1º lugar), Volta Redonda/RJ-1997(1º lugar), Volta Redonda/RJ-1998(1º lugar), Natal/RN-1999-(2º lugar), e diversas menções honrosas.


Ele é Mestre em Educação pela UFRN, pesquisando a relação entre o humor gráfico e a formação do leitor. Chefiou até 2022 o setor de Criação e Arte e foi diretor da Televisão Universitária, órgãos da Superintendência de Comunicação da UFRN.


Já publicou 3 livros com seleção de charges: Já era Collor (1991), em parceria com Cláudio Oliveira, Edmar Viana e Emanoel Amaral, Humor Diário(2005) e Humor Sustentável (2016).



Ivan Cabral publicou os livros de literatura A Estrela Cadente (Cortez Editora, 2019) e Um amigo que você nem imagina (Paulinas, 2021). Também ilustrou o livro A verdadeira amizade, escrito por sua filha, Ana Raquel (Reino Editora, 2023).


Nenhum comentário:

Postar um comentário